Agência Panafricana de Notícias

Alemanha autoriza alargamento de missão de Exércio ao largo da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – O Parlamento alemão “Bundestag” decidiu alargar o alcance da missão militar alemã ao largo das costas da Líbia para incluir a prevenção do contrabando de armas, bem como o salvamento dos refugiados no Mediterrâneo e a luta contra os passadores de migrantes clandestinos, noticiou este fim de semana a imprensa líbia.

Está previsto que no futuro a missão alemã vai concentrar-se na luta contra o fornecimento de armas à organização « Daech » (Estado Islâmico), e entre as novas missões atribuídas ao Exército figuram o controlo da zona marítima e a formação dos guardas costeiros líbios.

A Alemanha participa na missão da UE « Sophia » ao largo da costa líbia, que começou no ano passado com dois navios transportando cerca de 400 soldados além de 950 outros.

A missão « Sophia » formada por 22 países consiste em fazer face aos traficantes de seres humanos e às redes de tráfico, bem como contribuir mais amplamente para a realização da segurança.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou, a 14 de junho passado, uma resolução que autoriza a operação marítima europeia « Sophia », que patrulha a costa líbia, a impor a aplicação do embargo de as armas imposto à Líbia para ajudar o Governo de União Nacional na sua guerra contra a organização terrorista « Daech ».

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/IZ 10julho2016