Agência Panafricana de Notícias

Alemanha apoia projeto de grande muralha verde em África

Dakar, Senegal (PANA) - O Governo Federal Alemão apoia o projeto transcontinental da Grande Muralha Verde (GMV), declarou segnda-feira em Dakar a secretária de Estado alemã para o Ambiene, Ursula Heinen-Esser.

Em entrevista à PANA, ela indicou que o seu país se associa à implementação deste empreendimento através de contribuições entregues à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e à União Europeia (UE).

Heinen-Esser sublinhou que, com o apoio das instituições alemãs de cooperação para o desenvolvimento, planos florestais concebidos no Senegal prevêem, para os próximos cinco anos, a gestão participativa de 200 mil hectares de florestas.

Os custos destes projetos estimam-se em três milhões de euros, financiados pela Alemanha (25 porcento), pelo Senegal, pela França e por diversas Organizações Não Governaamentais (ONG).

A Grande Muralha Verde é um projeto pan-africano que consiste numa barreira verde de proteção contra o avanço do deserto do Sara para a faixa saheliana compreendida principalmente entre o eixo Dakar (Senegal) e o Djibuti, na África Oriental, ou seja uma extensão de sete mil quilómetros de comprimento e 15 quilómetros de largura.

-0- PANA COU/AAS/IBA/DD 15agosto2011