Agência Panafricana de Notícias

Alemanha acolhe reunião internacional sobre crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros das potências ocidentais realizar-se-á a 10 de junho corrente em Berlim, na Alemanha, para discutir com as partes líbias sobre a crise no seu país, soube-se em Trípoli de fonte bem informada.

A delegação do Congresso Geral Nacional (CGN), o Parlamento cessante (mais ainda ativo), recebeu um convite do ministério alemão dos Negócios Estrangeiros para participar neste encontro onde estão igualmente esperados diplomatas dos cinco países ocidentais membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, designadamente China, os Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, indicou Mohamed Amazab, membro do CGN líbio numa declaração á imprensa sexta-feira à noite.

Acrescentou que os ministros dos Negócios Estrangeiros das grandes potências se reunião com todas as partes envolvidas no diálogo líbio, patrocinado pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) .

Ele expressou a esperança de que a reunião de Berlim não sirva só para exercer pressões internacionais sobre as partes líbias.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia anunciou num comunicado que a próxima ronda do diálogo político inter-líbio em Skhirat, em Marrocos, vai começar segunda-feira 8 de junho corrente.

"Os participantes vão discutir em Skhirat sobre um novo projeto de acordo político baseado nas observações feitas recentemente pelas partes líbias em conflito relativas à formação de um governo de unidade nacional e a medidas de segurança", precisou o comunicado.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 07junho2015