Alassane Ouattara toma posse como Presidente da Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O ex-primeiro-ministro ivoiriense, Alassane Ouattara, declarado vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), tomou posse sábado como Presidente da República depois do emposse do Presidente cessante, Laurent Gbagbo.

Apesar da pressão internacional para aceitar a sua derrota, Laurent Gbagbo foi empossado sábado para um novo mandato de cinco anos depois de o Conselho Constitucional anular os resultados publicados pela CEI e declará-lo vencedor das eleições presidenciais.

No entanto, a União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçaram impor sanções ao regime do Presidente Laurent Gbabgo.

A UA decidiu nomear o ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, mediador da crise ivoiriense depois duma reunião do seu Conselho de Paz e Segurança (CPS) em Tripoli, na Líbia, a 30 de Novembro de 2010, durante a qual os líderes africanos apelaram para o respeito dos resultados das eleições presidenciais na Côte d’Ivoire.

O presidente da Comissão da UA, Jean Ping, disse que a segunda volta das eleições presidenciais decorreu em condições consideradas satisfatórias por todas as missões de observação eleitoral, incluindo as da CEDEAO e da UA, bem como pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU, Yong Jin Choi.

-0- PANA AO/MA/TON 4Dec2010

04 Dezembro 2010 20:26:54




xhtml CSS