Alassane Ouattara promete estabelecer novo pacto de amor, fraternidade e solidariedade

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Presidente eleito da Côte d'Ivoire e legitimado pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, prometeu, quinta-feira em Abidjan, aos Ivoirienses esquecer este passado recente de desordem, divisão e sofrimentos, para  estabelecer um novo pacto de amor,  fraternidade e solidariedade.

"O ano 2011 será o da rutura com os 10 anos de sofrimento, pobreza e morte", declarou Ouattara numa mensagem de esperança do Ano Novo 2011 aos seus compatriotas.

Ele disse nessa ocasião pretender esquecer o ano 2010 que termina com tristeza e desolação devido ao fato de Laurent Gbagbo, chefe de Estado cessante,  de "utilizar estratagemas que não enganam ninguém para contestar os resultados eleitorais, ou mesmo invertê-los, uma operação de manipulação de que o mundo inteiro é a testemunha e que não honra África".

"Vamos estabelecer um novo pacto de amor, fraternidade e solidariedade. Vamos reafirmar a nossa vontade de viver juntos como irmãos e irmãs com todos os que vivem connosco. O nosso país vai retomar a sua posição no concerto das nações, vocês orgulhar-se-ão de novo de ser Ivoirienses", afirmou Ouattara para tranquilizar os seus compatriotas.

Quanto à transmissão pacífica do poder do Estado por Gbagbo, o Presidente Ouattara indicou estar a envidar esforços necessários para evitar sofrimentos suplementares ao povo, sublinhando ao mesmo tempo que a confiança exprimida pelos seus compatriotas reforça a sua vontade de lutar em seus nomes, em nome dos seus flihos e netos, bem como em nome da Côte d'Ivoire e de África.

-0- PANA BAL/SSB/SOC/FK/DD 31Dez2010

31 Dezembro 2010 15:12:05




xhtml CSS