Agência Panafricana de Notícias

AI lança campanha internacional para pôr termo a raptos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Amnistia Internacional (AI), uma organização de defesa dos direitos humanos, lançou uma campanha para conter a propagação do fenómeno dos raptos na Líbia, indicando que mais de 600 pessoas desapareceram no país desde 2014.

Intitulada "Desaparecidos da Terra: Civis Raptados na Líbia", a campanha lançada pela AI visa libertar as pessoas raptadas e conter estas práticas, noticiou sexta-feira a imprensa líbia.

"A maioria das pessoas raptadas foram mortas depois de torturadas ou executadas sem julgamento antes de serem atiradas para a estrada", indica a organização sediada em Londres, que exorta "os grupos armados a libertarem todos os civis e tratar humanamente todos os detidos, incluindo combatentes prisioneiros e revelar o paradeiro dos detidos e desaparecidos".

AI apela "aos grupos armados a pôr fim aos raptos e tomar uma posição pública, condenando o sequestro e a tortura".

AI incentiva igualmente "a organização de manifestações no quadro da campanha para convidar os grupos armados e as autoridades a tomarem medidas para acabar com os raptos e obter a libertação imediata e incondicional das centenas de civis detidos ilegalmente".

"Os raptos por grupos armados tornaram-se em parte integrante da vida diária na Líbia", sublinha AI, pedindo o fim da "epidemia de raptos que abalou o país".

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 07agosto2015