Agricultores santomenses exportam pimenta para França

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Cooperativa de Produtores e Exportadores de Pimenta e Baunilha (CEPIBA) prevê, para o final deste ano, exportar cerca de 10 toneladas de pimenta para França, seu principal mercado, soube-se de fonte da organização.

Segundo o presidente da CEPIBA, Francisco Ramos, a cooperativa lançou a comercialização de pimenta embalada cujo rótulo informa os consumidores sobre o prazo de validade e o produto.

“Estamos agora preocupados com o nosso mercado interno e apresentamos um produto que possa atrair maior número de clientes consumidores", indicou o presidente da CEPIBA.

Acrescentou que a política visa preservar e promover a marca dum produto de qualidade produzido desde 2007 na ilha e apreciado noutras paragens.

Composta por cerca de mil agricultores produtores, a cooperativa pretende comercializar a pimenta casada com o açafrão ou "jingepri" que, segundo o seu responsável máximo, “tem grandes valores nutritivos” por ajudar no combate a doenças cancerosas, contrariamente ao seu tradicional processo de comercialização no mercado nacional.

São Tomé e Príncipe pretende diversificar a cultura por forma a não depender exclusivamente do cacau, principal produto de exportação.

-0- PANA RMG/DD/TON 20nov2014

20 Novembro 2014 08:08:42


xhtml CSS