Agência onusina e mulheres parlamentares assinam convenção de parceria na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - A Agência das Nações Unidas para Mulheres (ONU-Mulheres) e a Comissão das Mulheres Parlamentares da Côte d´Ivoire (FEMPACI) acabam de assinar uma convenção de parceria avaliada em 60 milhões de francos CFA (cerca de 120 mil dólares americanos).

O documento foi rubricado terça-feira pela representante da ONU-Mulheres, Marie Goreti Nduwayo, e pela da FEMPACI, Sarra Fadika-Sako, para uma parceria que visa ajudar as parlamentares ivoirienses a cumprirem melhor a sua missão de representação legislativa e de controlo da ação do executivo.

A FEMPACI foi instaurada durante a assembleia geral constituinte organizada a 19 de maio de 2014, graça ao apoio da União Interparlamentar (UIP), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da ONU-Mulheres e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A Assembleia Nacional da Côte d´Ivoire conta 25 mulheres parlamentares dos 254 membros, ou seja 9,4 porcento contra 43,3 porcento no Senegal e 63,8 porcento no Rwanda.

A Côte d´Ivoire ocupa a 125ª posição dos 153 países classificados pela UIP em termos de  percentagem das mulheres representadas na sua Assembleia Nacional.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 5março2015

05 mars 2015 11:38:16


xhtml CSS