Agência noticiosa de Cabo Verde recebe apoio de Portugal

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) vai co-financiar com 90 mil euros o projecto de reestruturação e modernização da Agência de Notícias de Cabo Verde (Inforpress), soube a PANA sábado na Praia de fonte oficial.
O projecto, orçado em 120 mil euros, compreende a aquisição de servidores e respectivo softwares de "backup", de computadores e de outro material informático, visando a instalação dum novo site da Inforpress.
Esta assistência técnica à Inforpress está inscrita no Plano Anual de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde para 2007, assinado a 3 de Abril do mesmo ano.
Neste quadro, o presidente do Conselho de Administração da Agência Portuguesa de Notícias (Lusa), José Manuel Barroso, visitou Cabo Verde em Agosto último, tendo na altura assinado um memorando com o seu homólogo da Inforpress, José Augusto Sanches.
Nos termos deste memorando, a Lusa compromete-se em apoiar a sua congénere cabo-verdiana no processo de reestruturação e modernização em curso.
O memorando de entendimento entre as duas agências estabeleceu as bases para a realização, a curto e médio prazos, dum conjunto de acções para a reestruturação e modernização da agência cabo-verdiana de notícias.
Neste sentido, a Lusa enviou a Cabo Verde, em Setembro último, um engenheiro para proceder a um diagnóstico da situação da Inforpress e propor medidas para a reforma do sistema informático utilizado pela agência cabo-verdiana.
A Lusa compromete-se, igualmente, em apoiar a sua congénere cabo- verdiana na identificação, aquisição e instalação desses equipamentos, na realização de acções de formação em vários domínios, além de disponibilizar o acesso ao seu serviço de fotografia.
A Inforpress encontra-se actualmente numa fase de restruturação que vai culminar no relançamento do seu site na internet (actualmente em fase experimental) e na melhoria da qualidade da cobertura jornalística em todas as ilhas do país.

08 Dezembro 2007 19:28:00




xhtml CSS