Agência da Grande Muralha Verde e PAM rubricam acordo de parceria

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Agência Pan-africana para a Grande Muralha Verde (APGMV)  e o Programa Alimentar Mundial (PAM) assinaram quinta-feira em Nouakchott um protocolo de cooperação para estabelecer uma parceria em vários domínios de ações, anuncia um documento transmitido à PANA.

Rubricado pelo secretário executivo da APGMV, Abdoulaye Dia, e pelo diretor regional do PAM para a África Ocidental e Central, Abdou Dieng, o acordo tem a ver com "a gestão duradoura das terras e a economia verde, as mudanças climáticas e o desenvolvimento socioeconómico.

Também diz respeito à governação local nos territórios sahelianos da Grande Muralha Verde (GMV), à identificação e ao desenvolvimento de temáticas de pesquisa científica bem como a ações de formação.

O nova parceria vai nomeadamente incluir « a estratégia operacional do plano de ações que visa a realização da Grande Muralha Verde e o seu impacto no ambiente e no desenvolvimento, a organização comum de eventos internacionais, regionais, nacionais e locais, a elaboração de suportes de comunicação, nomeadamente filmes institucionais e outros produtos de informação e de sensibilização ».

Este acordo será aplicado por um comité de gestão e pilotado pelas duas instituições.

A Grande Muralha Verde tem por objetivos «a conservação e valorização da biodiversidade, a restauração e conservação dos solos, a diversificação dos sistemas de exploração, a satisfação das necessidades domésticas em termos de produtos de madeira abatida, o acréscimo das receitas através da promoção de Atividades Geradoras de Receitas (AGR), a instalação de infraestruturas sociais e a melhoria das capacidades de sequestro do carbono”.

-0- PANA SAS/BEH/IBA/FK/DD 20julho2018

20 july 2018 12:23:30


xhtml CSS