Africanos acreditam em sucesso de projecto de interconexão

Kigali- Ruanda (PANA) -- Os participantes numa conferência internacional de dois dias sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), encerrada terça-feira à noite em Kigali, expressaram o seu optimismo quanto ao êxito do projecto de interconexão de África.
Este projecto visa estabelecer uma plataforma comum de telecomunicação em Áfica.
"Não é um sonho, mas é uma realidade.
A importância para o êxito deste projecto reside no nível da vontade política dos países", declarou o secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré.
"Acordamos que os países africanos que aderiram a esta iniciativa vão doravante estabelecer um sistema de normas através da fixação de taxas e exoneração do material informático", afirmou, por seu lado, o secretário de Estado ruandês para a Energia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Albert Butare.
"Pelo menos, 15 biliões de dólares americanos serão investidos para apoiar a execução deste projecto", sublinhou o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Ruandês Donald Kaberuka, instando os países africanos a trabalhar juntos.
"Se decidirmos fazer face a este desafio, todos os países africanos devem trabalhar juntos para alcançar este objectivo até 2012", acrescentou o presidente do BAD.

31 Outubro 2007 14:21:00


xhtml CSS