Aeroporto Nelson Mandela na cidade da Praia em processo de remodelação

Praia, Cabo Verde (PANA) – O aeroporto internacional “Nelson Mandela”, na cidade da Praia, vai ser sujeito, a partir de 2015, a uma profunda remodelação e ampliação, no âmbito de um projeto financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) , apurou a PANA, segunda-feira, na capital cabo-verdiana de fonte aeroportuária.

O respetivo Plano Diretor, financiado pelo BAD com mais de 32 milhões de euros foi apresentado segunda-feira, publicamente, na cidade da Praia, de acordo com a fonte.

O mesmo anuncia uma profunda remodelação a decorrer, em três fases, e uma extensão da infraestrutura, tendo por base as necessidades futuras do seu desenvolvimento até 2030.

Conforme fonte próxima da empresa cabo-verdiana de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), este Plano Diretor irá desenvolver-se nos horizontes 2020, 2025 e 2030, devendo ser revisto anualmente e de cinco em cinco anos e merecer uma reformulação profunda.

A proposta, explicou, tem em conta três componentes essenciais, designadamente o movimento de aeronaves, que compreende pistas para aterragem e descolagem, e a sua ligação com as plataformas e as de parqueamento dos aviões.

Junta-se também a atividade aeroportuária que integra edifícios, instalações e infraestruturas necessárias às operações e áreas de reserva de expansão aeroportuária.

Na primeira fase de implementação do Plano Diretor, estão programadas a ampliação da faixa da pista para dois mil e 200 metros de comprimento por 300 metros de largura, a beneficiação do edifício terminal com um novo posto de controlo de passaportes em chegadas internacionais e a aquisição de terrenos para a ampliação prevista.

A segunda fase preconiza a ampliação do edifício terminal com novo posto de controlo de segurança em partidas domésticas e ampliação da sala de embarque internacional.

A ampliação da pista será em 500 metros pela cabeceira 03, passando este aeroporto a dispor de uma pista de dois mil e 600 metros para descolagem e dois mil e 400 metros para aterragem.

A plataforma atual será ampliada para o norte e, no outro lado da pista, serão feitas uma zona de manutenção, reparação aeronáutica e carga com hangares, bem como uma pequena plataforma e melhorias no acesso à pista.

Para o norte, desenham-se obras de ampliação do edifício terminal, o alargamento do estacionamento nos sentidos norte e sul, a construção de um novo edifício para escritórios e a ampliação do estacionamento de viaturas.

O plano diretor prevê também uma pista paralela ou secundária para a aviação ligeira, novo edifício terminal para usuários da aviação geral, terminal VIP para aviação privada ou executiva, a par de uma zona para operação e estacionamento de helicópteros e a reserva de uma área urbanizável para indústrias e negócios ligadas ao aeroporto.

O Aeroporto da Praia que, em janeiro de 2012, recebeu o nome do herói da luta contra o regime do apartheid na África do Sul (Nelson Mandela), localiza-se na ilha de Santiago, a cerca de três quilómetros ao nordeste do centro da cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

A infraestrutura aeroportuária, que veio substituir em novembro de 2005 o antigo aeroporto Francisco Mendes, dispõe atualmente de uma pista com dois mil e 100 metros de comprimento por 45 metros de largura e uma altitude de 70 metros.

Recebe voos internacionais procedentes da Europa, precisamente de Amesterdão (Países Baixos), Lisboa (Portugal), Munique (Alemanha), Paris (França), Fortaleza (América do Sul), de Boston (Estados Unidos) e, em África, de Dakar (Senegal), Banjul (Gâmbia), Gran (Canárias, Espanha), Luanda (Angola), além dos voos domésticos.

Em 2013, passaram por este aeroporto cerca de 428 mil passageiros, sendo 222 mil de voos domésticos e 206 mil de voos internacionais.

O tráfego doméstico, a principal natureza de operação no aeroporto da capital cabo-verdiana, registou no período referido uma redução de 13 porcento, enquanto o internacional aumentou cerca de 3 porcento, devido fundamentalmente à intensificação das ligações para Lisboa, através da transportadora portuguesa TAP.

-0- PANA CS/DD 15abr2014


15 Abril 2014 11:49:21


xhtml CSS