Adiado lançamento de satélite nigeriano

Lagos- Nigéria (PANA) -- O lançamento do primeiro satélite da Nigéria, denominado "NigeriaSat 1", marcado para sexta-feira em Moscovo, foi adiado indefinidamente, segundo fontes da Agência Nigeriana de Desenvolvimento da Pesquisa Espacial (NASRDA).
"Recebemos um telefonema de Moscovo informando-nos que o lançamento foi adiado.
Ainda não temos os detalhes, mas a decisão deverá ter sido tomada devido a problemas climáticos ou técnicos", disseram sexta-feira as fontes em Abuja.
O lançamento deveria ser trasmitido em directo na Nigéria pela televisão estatal NTA.
O ministro nigeriano da Ciência e Tecnologia, Turner Isoun, havia dito que o lançamento do NigeriaSat é o primeiro de um série que iria levar ao lançamento do SAT-II, um satélite de comunicações destinado a melhorar as telecomunicações no país.
Quando for lançado na órbita, o NigeriaSat 1 vai ajudar o país na recolha de dados para estudos sísmicos e do solo, informação metereológica e monitorização do espaço aéreo da Nigéria.
A NASRDA referiu que o satélite, construído por engenheiros britânicos coadjuvados por 15 engenheiros nigerianos, será lançado na Rússia porque o país possuía as melhores e mais baratas instalações de lançamento do mundo.

26 Setembro 2003 18:22:00


xhtml CSS