Agência Panafricana de Notícias

Adiado jogo amistoso de futebol entre Burkina Faso e Côte d'Ivoire por razões técnicas

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O jogo amistoso que devia opor as equipas nacionais do Burkina Faso e da Côte d’Ivoire, a 6 de setembro próximo, para celebrar o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, foi adiado por razões técnicas, soube-se esta sexta-feira junto da Federação Burkinabe de Futebol (FBF).

A FBF, que não deu uma nova data, indicou que esta partida foi perturbada pelo calendário da Confederação Africana de Futebol (CAF) que impôs a data de 4 de setembro para a última jornada das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017.

Com este novo programa, as duas equipas já não podem respeitar o intervalo de 72 horas autorizado entre dois jogos como o prevêem os regulamentos, explicou a instância reitora do futebol burkinabe.

A FBF acrescentou que a data de 7 de setembro se apresentava como a última alternativa para salvar o jogo amistoso no período desejado, mas não concorda com a jornada da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que faz obrigação aos jogadores profissionais de voltar imperiosamente aos seus clubes antes desta data.

O eixo Ouagadougou-Yamoussokro deteriorou-se desde a emissão dum mandado de captura internacional contra o presidente da Assembleia Nacional ivoiriense, Guillaume Soro, e o asilo concedido ao ex-Presidente burkinabe Baise Compaoré.

Os dois Governos reuniram-se em finais de julho passado, na Côte d’Ivoire, em torno do quinto Tratado de Amizade e Cooperação, que permitiu assinar uma dezena de acordos entre os dois países.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 19ago2016