Abertura da 26ª cimeira da CEDEAO em Dakar

Dakar- Senegal (PANA) -- A 26ª cimeira ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO) iniciou-se sexta-feira em Dakar, onde os líderes participantes terão como principal preocupação a crise na Côte d'Ivoire.
São os seguintes os presidentes que participam do encontro: Abdoulaye Wade do Sengal, Amadou Toumani Toure do Mali, Alusengu Obasanjo da Nigéria, Koumba Yala da Guiné Bissau, John Kufuor do Ghana, Gnassibe Eyadema do Togo, Mathieu Kerekou do Benim, e Mamadou Tanja do Níger.
A Côte d'Ivoire, Burkina Faso, Cabo Verde e a Guiné Conacky estão representados pelos seus Primeiros-Ministros, enquanto o Vice-presidente Isatu Njie-Saidy representa a Gâmbia, e a Libéria e a Serra Leoa têm como representantes os seus ministros dos Negócios Estrangeiros.
Espera-se que a CEDEAO mantenha conversações com o Primeiro- Ministro(PM) em funções da Côte d'Ivoire, Pascal Affi N'Guessan, bem como com o PM indicado pelo Presidente Luarent Gbagbo no final das negociações em Marcoussis, Seydou Elimane.
Os participantes a cimeira deverão reunir-se igualmente com delegações de três movimentos rebeldes, que chegaram quinta- feira a Dakar .
O chefe de Estado senegalês, que é o actual presidente da CEDEAO em exercício, foi citado como tendo dito durante a sessão de abertura que " as delegações dos movimentos rebeldes estão aqui presentes com a anuência do Presidente Gbagbo".
Wade acrescentou que o presidente Ivoiriense " enviou-me também o seu Primeiro-Ministro em funções Affi N'Guessan, e Seydou Diarra, o chefe do executivo indicado pelo acordo de Marcoussis, por forma a lhes ajudarmos a reiniciar a discussões de algumas questões" Os chefes de Estado e de governo vão igualmente examinar o relatório do Grupo de contacto que compreende o Togo, Benim, Níger, Guiné Bissau e Ghana sobre a crise Ivoiriense, segundo Wade.
Outros asssuntos da agenda incluem o relatório sobre a actividade da organização, a eleição do novo Presidente, e o acordo sobre a data e o local da próxima reunião ordinária.
O Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoie, Gâmbia, Ghana, Guiné Conacky, Guiné Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e o Togo são membros da CEDEAO, que foi criada em Maio de 1975.

31 Janeiro 2003 18:04:00




xhtml CSS