Aberta sessão do Comité de Representantes da UA em Addis Abeba

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A 13ª sessão ordinária do Comité dos Representantes Permanentes (COREP) da União Africana (UA) iniciou os seus trabalhos segunda-feira na sede da organização continental em Addis Abeba, a capital etíope, constatou o enviado especial da PANA.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo embaixador da República do Congo em Addis Abeba e presidente do COREP, Raymond Serge Bale, que sublinhou o papel deste órgão encarregue de analisar e definir os documentos a submeter ao Comité Executivo (Conselho de Ministros).
"O COREP aparece como a fundação e a pedra angular de que dependerá a solidez do edifício", sublinhou Bale que exortou os seus colegas a trabalhar com eficácia e método para respeitar os prazos que lhes foram fixados, visto que o objectivo é, segundo, ele, ultrapassar uma etapa na edificação da União Africana.
Durante a sessão, os representantes permanentes da União Africana examinarão questões administrativas, financeiras, jurídicas, institucionais, económicas e políticas.
Entre os documentos submetidos aos embaixadores figuram o relatório do Segundo Fórum Panafricano do Sector Privado, bem como as directivas interinas para a negociação do acordo de serviços aéreos com os Estatos membros da União Europeia (UE).
Eles deverão examinar o relatório sobre a harmonização dos procedimentos aduaneiros em África e o do Grupo de Trabalho sobre a Parceria Estratégica entre África e os Países Emergentes do Sul (China, Índia e América do Sul).
Os embaixadores deverão também estudar o relatório relativo à aplicação da Declaração Solene da União Africana sobre a Igualdade entre Mulheres e Homens em África.
O COREP, cujos trabalhos decorrem à porta fechada, é a primeira etapa da Oitava Cimeira da União Africana cuja agenda abarca a ciência, a tecnologia, a pesquisa científica para o desenvolvimento e a mudança climática em África.

22 Janeiro 2007 11:50:00




xhtml CSS