Abdou Diouf reconduzido à frente da Francofonia

Bucareste- Roménia (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf (ex-chefe do Estado senegalês), foi reeleito por unanimidade nas suas funções para mais quatro anos pelos chefes de Estado e de delegações dos países membros desta organização.
A decisão foi anunciada pelo Presidente francês Jacques Chirac durante uma conferência de imprensa no encerramento dos trabalhos da XI cimeira da OIF decorrida de 28 a 29 de Setembro em Bucareste, na Roménia, sob o lema "Tecnologias da Informação na Educação".
O encontro foi animado conjuntamente pelos Presidentes francês e romeno, Traian Bassescu, assim como pelo SG da Francofonia Abdou diouf e pelos primeiros-ministros canadiano, Steven Harper, e de Quebeque (Canadá), Jean Charest.
O estadista francês saudou a qualidade de homem de Estado e de grande dirigente do SG da OIF que, a seu ver, conseguiu, durante o seu precedente mandato, dotar a Francofonia de meios necessários e dar-lhe "uma magnífica imagem" no mundo.
"Ele desempenhou um papel muito importante nos domínios da paz, da solidariedade e na resolução dos diferentes conflitos que existem actualmente no mundo", indicou o Presidente francês, expresando a Diouf o reconhecimento e o testemunho dos chefes de Estado e das delegações da Francofonia.
Por seu turno, o ex-Presidente senegalês, depois de expressar a sua satisfação por ter sido reeleito, prometeu traduzir, durante o seu novo mandato, "numa realidade concreta" as decisões tomadas pelos chefes de Estado e de delegações durante a 11ª Cimeira da OIF.
"Eu pretendo criar o mais cedo possível um Instituto para a Formação à Distância com os métodos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação dos professores do ensino primário.
Isto vai ajudar-nos a progredir rapidamente no sentido do alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) no tocante à escolarização primária", indicou Abou Diouf.
Prometeu igualmente empenhar-se muito rapidamente na renovação de todos os sistemas dos Centros de Leitura e Animação Cultural, dando-lhes uma dimensão mais importante para permitir uma maior solicitação e uma maior valorização dos países onde a OIF está instalada.
A próxima Cimeira da OIF realizar-se-á de 17 a 19 de Outubro de 2008 em Quebeque (Canadá).

30 Setembro 2006 14:48:00




xhtml CSS