Abdou Diouf em Andorra para celebrar Francofonia

Andorra-La Vella- Andorra (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, está desde segunda-feira à tarde em Andorra-La-Vella para as celebrações desta terça-feira do Dia Internacional da Francofonia que decorrem sob o lema "Viver Juntos e Diferentes", constatou a PANA no local.
As cerimónias comemorativas do Dia Internacional da Francofonia iniciaram-se na manhã de terça-feira com um encontro entre Diouf e as mais altas autoridades de Andorra, Estado do sudoeste da Europa, situado entre França e Espanha.
Elas prosseguiram durante a tarde com uma conferência pública sobre a Francofonia e Diversidade cultural animada pelo ex-chefe de Estado senegalês, reeleito em Setembro último em Bucareste (Roménia) para um novo mandato.
O Dia Internacional da Francofonia teve, por outro lado, um dimensão festiva com a organização em Andorra-La Vella dum grande concerto de músicas francófonas animado pelo artista e músico senegalês Ismael Lô.
Diferentes outras manifestações foram igualmente programadas no Mundo, do Senegal ao Canadá, da RD Congo à Roménia, ao passar pelo Níger, pela Bélgica, pela Argélia e pela Suíça.
De acordo com um relatório divulgado na semana passada em Paris, o número de francofónos no Mundo progrediu, passando de 175 milhões pessoas em 2005 para cerca de 200 milhões de indivíduos actualmente.
O relatório afirma que África é a primeira região francófona no mundo com 39 por cento dos 200 milhões de francófonos para a única região da África Subsariana.
Este aumento significativo do número de francófonos e a entrada em vigor domingo passado da Convenção Internacional sobre a Diversidade Cultural dão uma marca particular este ano à comemoração do Dia da Francofonia.
Instituída desde 1990, ele visa celebrar a criação em 1970 em Niamey (Níger) da Agência de Cooperação Cultural e Técnica (ACCT) tornada Agência Intergovernamental da Francofonia depois Organização Internacional da Francofonia desde a adopção em Novembro último em Madagáscar da nova Carta da Organização.
A OIF possui até agora 53 Estados e Governos membros e 13 Estados associados.

20 Março 2007 18:09:00




xhtml CSS