Agência Panafricana de Notícias

ANC homenageia heroína de libertação da África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Congresso Nacional Africano (ANC,) prestou no fim de semana homenagem a uma heroína da libertação nacional, Ma-Rebecca Kotane.

A homenagem foi prestada à viúva de Moses Kotane, finado secretário-geral do Partido Comunista Sul-Africano (SACP) e membro do Comité Executivo Nacional do ANC, no quadro da comemoração sábado último do 99º aniversário do ANC.

Apesar das dificuldades e da perseguição da Polícia sob o regime do apartheid, pois o seu esposo foi um dos primeiros a ser expulsos no quadro da lei sobre a supressão do comunismo, ela continuou a apoiar o camarada Moses Kotane, a sua família e o movimento de libertação.

Sepultado no cemitério de Novodevich, em Moscovo (Rússia) em 1978, Kotane foi um ativista político que consagrou a sua vida à libertação do seu povo, depois de aderir ao Partido Comunista em 1952.

Ele esteve no centro de cada luta na África do Sul, desde a campanha de desobediência de 1952, o jugalmento, por traição, de 1956 a 1961, até à clandestinidade em 1960, e foi um dos principais organizadores do Exército do Povo- Umkhonto we Sizwe (que significa "ponta-de-lança", fundado em 1960)), ala armada do ANC contra o apartheid.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/FK/DD 14fev2011