Agência Panafricana de Notícias

ANC descontente com decisão de Justiça sul-africana

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) –O Congro National Africano (ANC, no poder) reagiu com raiva a uma decisão judiciária tomada segunda-feira que proibiu uma canção controversa da era da luta de libertação nacional.

O chefe da Liga da Juventude do ANC,julius Malema, foi declarado culpado do discurso odioso por ter cantado esta canção da era do apartheid "Shoot the Boer, Shoot the farmer" (Abatem o Boer (partidários do apartheid) abatem o fazendeiro) que incitava a matar fazendeiros brancos.

Uma queixa foi depositada num tribunal para os direitos humanos (Equality Court) de Joanesburgo por AfriForum que afirma que fazendeiros brancos se sentem vulneráveis por causa desta canção.

Porém , o ANC considerou que este julgamento será impossível de aplicar e que o partido interporá recurso contra este acórdão, de acordo com um membro do Comitê Executivo Nacional do ANC,Jessie Duarte.

O partido no poder na África do Sul considerou que AfriForum se serve do Equality Court para fazer voltar o país ao periodo sombrio da censura e chumbar o processo de construção da nação.

Declarou que este assunto está a ser manipulado por « fanáticos da extrema-direita determinados, custe o que custar, a reescrever a história do nosso país e da luta pela libertação ».

O ANC considera que este julgamento não é só contra Malema mais também contra a rica história do movimento de libertação nacional.

Porém, os partidos da oposição se congratularam com este acórdão que eles consideram como um passo positivo contra o racismo e a manutenção da Constituição.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/IBA/DD 13sept2011