AGRA congratula-se com compromisso renovado da UA para agricultura

Nairobi, Quénia (PANA) – Enquanto o 50º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana (UA), é celebrado em todo o continente, a Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA) saudou o compromisso renovado da organização para a transformação do setor agrícola em África.

"Partilhamos a visão da União Africana para uma África liberta da fome, uma África que beneficie dum setor agrícola forte que forneça alimento, trabalho e riqueza para todos os grupos da sociedade'', indicou sexta-feira a presidente de AGRA, Jane Karuku.

Ela sublinhou que o tema da cimeira deste ano "panafricanismo e renascença africana" é apropriado, acrescentando ao mesmo tempo que ''estamos otimistas quanto ao futuro de África, nomeadamente considerando os importantes progressos a que assistimos em todo o continente, nos laboratórios de pesquisa, nos campos, no mercado e a nível da política".

No âmbito das perspetivas de África para próxima metade do século, Karuku sublinhou que os Africanos não devem perder de vista as opções concretas que eles podem seguir agora.

''Trinta dirigentes africanos comprometeram-se a consagrar pelo menos 10% do seu orçamento ao aumento da produtividade agrícola no quadro do Programa Detalhado de Desenvolvimento Agrícola em África da União Africana (PDDAA). A UA designou 2014 como o ano da agricultura e segurança alimentar; a pressão está agora sobre os Governos para que respeitem os seus compromissos", sustentou.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/CJB/IZ 26maio2013

26 Maio 2013 16:42:45


xhtml CSS