ADEA e BID reforçam cooperação em setor da educação

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID)  concluíram um protocolo de acordo para reforçar o seu apoio aos seus países-membros comuns na realização  dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD) e das metas da Agenda 2063 da União Africana (UA) relativas à educação, segundo um comunicado transmitido neste fim de semana à PANA.

De acordo com a mesma nota,  este protocolo foi assinado a 14 de setembro corrente em Djeddah, na Árabia Saudita, entre o vice-presidente do BID encarregue das operações setoriais, Mansur Muhtar, e o secretário executivo interino da ADEA, Shem Bodo.

O protocolo de acordo vai servir de quadro para facilitar a cooperação nos domínios de interesse comum, como a argumentação, partilha de conhecimentos, cooperação para o reforço das capacidades e mobilização de recursos para apoiar os sistemas educativos em África.

Segundo as recomendações da Trienal da ADEA de março último em Dakar, no Senegal, as duas instituições  projetaram colaborar no setor da educação nos países-membros comuns.

A delegação ministerial de alto nível do Comité Diretor da ADEA liderada pelo ministro sul-sudanês do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Yien Oral Lam Tut, estabeleceu, durante a sua estada de 12 a 16 de setembro corrente, um roteiro de colaboração a curto e médio prazos cuja economia geral (resumo) envolve um compromisso forte a favor da criação do Fundo Africano para a Educação (FAE), uma iniciativa da ADEA.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/FK/DD 24set2017

24 Setembro 2017 10:53:16


xhtml CSS