A ZANU-PF vai escolher sucessor de Mugabe em 2006

harare- Zimbabwe (PANA) -- O partido no poder no Zimbabwe, a ZANU- PF, anunciou domingo, que vai escolher um cucessor do presidente Robert Mugabe em 2006, pondo fim as especulações sobre a eventual paratida para reforma do dirigente de 78 anos.
As especulações ganharam corpo no zimbabbwe, tendo em conta a previsão de uma conferência da ZANU-PF a realizar-se este mês, durante a qual o chefe de Estado deveria designar o seu sucessor preferido e anunciar a sua retirada da vida política.
O porta-voz da ZANU-PF, Nathan Shamuyarira, declarou que o sucessor de Mugabe apenas será escolhido durante o congresso do partido em 2006, dois anos antes de terminar o manadto do actual presidente do Zimbabwe.
"A questão de saber quem vai suceder o presidente Mugabe apenas será abordada durante o Congresso do Povo que se vai realizar dentro de quatro anos.
Não haverá eleições para escolher os representantes desta conferência", declarou.
"A próxima conferência não é o furum iedal para se discutir questões de sucessão.
Realizámos o nosso congresso no ano passado e o presidente Mugabe foi escolhido por unanimidade para representar a ZANU-PF nas eleições presidenciais de março de 2002", acrescentou.
Mugabe foi reeleito em março deste ano por um outro mandato de seis anos.

02 Dezembro 2002 16:40:00


xhtml CSS