Agência Panafricana de Notícias

9,7 porcento de 462 produtos farmacêuticos não obedecem a normas no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A monitorização do Laboratório Nacional da Saúde (LNS) durante o primeiro semestre de 2011 permetiu constatar que sobre 462 produtos farmacêuticos, somente 9,7porcento não obedecem às normas, soube a PANA de fonte4 oficial no local.

Esta informação foi prestada no final da 19ª sessão ordinária do Conselho de Administração do LNS, ocorrida terça-feira última .

Além de 418 amostras de alimentos e de bebidas com 33,25 porecento de inconformidade e de 221 amostras de aguas com 22,62 porcento de inconformidade, esta operação de monitorização concerniu à qualidade de mil 101 produtos dos quais águas para beber e as residuais despejadas por unidades industriais e hoteleiras

As ambições prioritárias do LNS para o ano 2011 são a acreditação em bacterologia alimentar, a auditoria em branco para la pré-qualificação para o controlo de medicamentos , investimentos e equipamentos.

O LNS é um organismo especializado do ministerio maliano da Saúde. que tem por missão o controlo da qualidade de medicamentos, de alimentos, de bebidas ou de qualquer outra substância importada ou produtos no Mali, para fins terapêuticos, dieticos ou alimentares em com vista a salvaguardar a saúde das populações humanas e animais.

A operação cobre todas as regiões do Mali e o distrito de Bamako, indica-se.

-0- PANA GT/DIM/DD 04agosto2011