94 milhões de euros angariados em Bruxelas para repatriamento de refugiados somalís

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A conferência internacional dos doadores de fundos angariou 94 milhões de euros para financiar o repatriamento dos refugiados somalis, indica um comunicado final deste encontro organizado de 21 a 22 de outubro corrente em Bruxelas.

De acordo com este comunicado, publicado no termo do encontro conjuntamente organizado pela União Europeia (UE) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR),  deste montante 60 milhões de euros foram disponibilizados pela União Europeia (UE).

Trata-se, lê-se no documento, dos refugiados somalís estabelecidos, principalmente, no campo de Dadaab, no Quénia.

Mais de 40 países e organizações internacionais participaram nesta reunião que adotou ainda um plano de ações visando criar condições socioeconómicas favoráveis ao regresso dos refugiados somalís ao seu país de origem.

O plano, de uma duração de dois anos, compreende nomeadamente um programa de formação  que vai beneficiar mais de 10 mil Somalís para finalmente terem um trabalho ou criar um emprego.

Dos fundos angariados, 50 milhões de euros deverão servir para a reintegração dos refugiados bem como das pessoas deslocadas no interior do país a fim de lhes permitir nomeadamente terem acesso aos serviços públicos, reduzindo ao mesmo tempo a sua vulnerabilidade.

Dez milhões de euros da mesma verba destinam-se ao financiamento de projetos de desenvolvimento no norte do Quénia, caso haja Somalís que queiram permanecer neste país.

Por outro lado, os fundos permitirão igualmente reabilitar infraestruturas nas províncias de reinstalação, bem como reunir condições de acesso à educação, tratamentos médicos, fornecimento de instrumentos agrícolas além de favorecer a criação de empregos.

O comunicado acrescenta que as comunidades de acolhimento, que albergaram, durante mais de duas décadas, centenas de milhares de refugiados somalís no Quénia, beneficiarão igualmente duma parte deste montante.

-0-PANA AK/BEH/IBA/FK/DD 23out2015

23 Outubro 2015 10:01:54


xhtml CSS