91 migrantes salvos ao largo das costas líbias

Tripoli, Líbia (PANA) - Noventa e um emigrantes ilegais foram socorrdos sexta-feira última pela Marinha Líbia ao largo das costas deste país quando rumavam para a Europa, ilustrando um aumento das tentativas de emigração em melhores condições climáticas do verão, soube-se de fonte segura em Tripoli..

Uma patrulha da área de Trípoli, pertencente à Guarda Costeira e à Segurança Portuária, salvou 91 migrantes ilegais, entre os quais Árabes, Asiáticos e Africanos, incluindo 32 Argelinos, Tunísinos, Egípcios, Paquistaneses, Bangladeshianos, mulheres e crianças, a bordo de dois grandes barcos pneumáticos cujos motores falharam.

Os migrantes foram transferidos para a base do ponto de desembarque de Tripoli Marine, depois de fornecer assistência humanitária e médica, e entregues ao ´Órgão se Luta Anti-Emigração de Tarik Al-Seka, lê-se num comunicado da Marinha líbia do mesmo dia.

Contactos foram feitos embaixadas dos deus países e com o gabinete do Procurador Geral a fim de recolher os seus depoimentos.

A questão da emigração ilegal agravou-se desde 2011 na Líbia, com contrabandistas que se  aproveitam do caos prevalecente no país para ajudar anualmente dezenas de milhares de emigrantes a rumarem para a Europa.

Pelo menos 835 migrantes ilegais foram salvos na costa líbia este ano, enquanto os serviços de luta contra a imigração clandestina repatriaram 654 outros.

-0- PANA BY/DIM/DD 23junho2018


23 Junho 2018 12:09:12


xhtml CSS