8 mil refugiados congoleses localizados no Uganda

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Cerca de oito mil refugiados congoleses fugidos dos confrontos armados entre os homens do general Laurent Nkunda e militares das Forças Armadas da RD Congo (FARDC) encontram-se nos arredores de Bunagana, no Uganda, indica um comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) a que a PANA teve acesso.
Segundo a nota, as autoridades ugandesas instaram os refugiados congoleses a juntarem-se ao Centro de Trânsito de Nyabakanda no Uganda, mas que esses últimos hesitam a deslocar-se a este estabelecimento preferindo ficar próximos da fronteira com o seu país para poderem regressar facilmente logo após o fim das hostilidades.
Um outro grupo de refugiados recém chegado aos seis campos reservados aos deslocados internos no oeste de Goma (leste da RD Congo) declarou estar a esconder-se na floresta a fim de evitar os grupos rebeldes.
Um recenseamento nos seis acampamentos de deslocados próximos de Goma permitiu apurar 45 mil deslocados internos, indicam responsáveis do ACNUR.

27 Outubro 2007 08:50:00


xhtml CSS