76 mortos em 1049 casos de meningite no Níger

Niamey, Níger (PANA) – Pelo menos 76 pessoas morreram em mil e 49 casos de meningite registados no Níger, no início de abril corrente, soube a PANA esta quarta-feira de fonte sanitária.

Os grupos etários mais afetados são dos dois aos 29 anos,  e a zona mais afetada é Niamey-Commune 2 com 178 casos suspeitos, indicou a mesma fonte, revelando que "medidas já foram tomadas para fazer face à situação”.

Segundo o chefe da Divisão de Comunicação da Direção de Controlo e Resposta  às Epidemias (DSRE) do Ministério nigerino da Saúde Pública, Hallarou Chaibou, os medicamentos estão disponíveis em todas as províncias do país, desde janeiro deste ano, para tratar os primeiros casos e a título preventivo.

De fevereiro a 17 de março últimos, mais de 132 mil pessoas foram imunizadas e mais de 198 mil doses de vacinas distribuídas a nível das localidades para continuar a vacinação, disse.

A meningite é uma doença contagiosa e mortal, mas curável, que se transmite dum doente para uma pessoa  saudável, qualquer que seja a idade, através da tosse,  dos espirros e da saliva, enquanto a promiscuidade é um fator de reforço.

A doença manifesta-se através duma forte febre que surge brutalmente, dores de cabeça,  vómitos, e uma rigidez da nuca nos adultos e nas crianças, bem como um pescoço mole.

As principais formas desta doença que se encontram no Níger são a meningite de meningococo (A, C, W, X e Y), a meningite de pneumococo e a meningite de Haemophilus.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 13abril2016

13 Abril 2016 20:12:31


xhtml CSS