Agência Panafricana de Notícias

63 mortos em desabamento de prédio em Lagos

Lagos, Nigéria (PANA) – Cerca de 60 pessoas morreram e 131 outras ficaram feridas no desabamento, sexta-feira,12, dum prédio da sinagoga "Church of All Nations", nos arredores de Lagos, capital económica da Nigéria, segundo a Agência Nacional de Gestão das Situações de Emergência (NEMA).

Este último balanço contradiz as declarações feitas antes pelo Presidente Jacob Zuma, da África do Sul, segundo as quais 67 Sul-africanos pereceram na tragédia, dados rejeitados pelo
porta-voz da NEMA, Ibrahima Farinloye.

Num comunicado divulgado terça-feira, o Presidente Zuma anunciou que 67 Sul-africanos morreram e vários outros ficaram feridos no desabamento do prédio da sinagoga Church of All Nations.

Os socorristas desdobraram cães farejadores no local do sinistro para os ajudar nas operações de buscas.

O prédio, na origem um edifício de dois andares e em plena construção de alargamento para contar cinco andares, desabou sexta-feira passada.

O pastor desta igreja evangélica, Joshua, declarou domingo na sua congregação que « um avião estranho » sobrevoou o prédio por várias vezes antes do seu desabamento.

Segundo os analistas do setor da aviação, o avião em questão estava provavelmente no circuito de espera para estar no aeroporto internacional Murtala Mohammed, tudo próximo.

Segundo peritos, o prédio tinha provavelmente defeitos estruturais tendo que provocaram o seu desabamento.

O Governo do Estado de Lagos abriu um inquérito depois desta tragédia e depois das informações segundo as quais as autoridades da igreja não dispunham de licenças necessárias para alargar o edifício de dois a cinco andares.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 17set2014