53 países confirmam participação nos VII Jogos da OIF em França

Paris, França (PANA)   – Cinquenta e três Estados e Governos confirmaram a sua participação nos VII Jogos da Francofonia que terão lugar de 7 a 15 de setembro próximo, em Nice, no sul de França, confiou segunda-feira à PANA o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf.

"Trata-se do maior evento desportivo, cultural e festivo da juventude francófona, pois ele vai reunir cerca de três mil jovens talentos oriundos de cinco continentes e será assistido por milhões de telespetadores", precisou o antigo chefe de Estado senegalês (1981-2000), na capital francesa.

Segundo ele, os VII Jogos da Francofonia decorrerão sob o signo dos valores de solidariedade, da diversidade e da excelência.

"Os Jogos servem de trampolim a jovens talentos para a notoriedade internacional. Entre eles, cita-se alguns nomes como David Douillet, Marie-José Pérec ou Hicham El Guerroudj que conheceram neles as suas primeiras vitórias numa competição internacional", sublinhou Diouf.

Por outro lado, disse que os Jogos da OIF são sobretudo sinónimos de reencontros, abertura a outras culturas e paixões.

Organizados de quatro em quatro anos num dos 77 Estados e Governos-membros da OIF, os Jogos da Francofonia misturam competições desportivas (atletismo, futebol, voleibol) e atividades culturais e artísticas (teatro, conto, moda, dança).

-0- PANA SEI/TBM/CJB/IZ 25março2013

25 march 2013 23:29:28




xhtml CSS