50 mil espetadores no concerto de homenagem a Mandela na Cidade de Cabo

Pretória, África do Sul (PANA) - A Cidade do Cabo acolheu quarta-feira à noite um concerto em homenagem ao herói da luta anti-apartheid, Nelson Mandela, ao qual assistiram 50 mil pessoas.

Mais de 50 mil bilhetes foram vendidos para um concerto de antologia organizado no estádio que acolheu jogos do Mundial de 2010.

O célebre sorriso de Mandela afixava-se em amplos ecrãs instalados em redor do estádio.

Os músicos Annie Lennox, Ladysmith Mambazo, Johnny Clegg e Freshlyground fizeram partes dos artisitas que animaram o espetáculo.

O primeiro-ministro da cidade do Cabo-Ocidental, Helen Zille, que regressava de Pretória onde se inclinara diante do corpo de Mandela, disse à multidão que o ícone da luta anti-apartheid repousava em paz.

"O seu rosto reflete a paz", lembrando que "o antigo capitão dos Springbok, a equipa sul-africana de râguebi, François Pienaar, que é um amigo próximo de Mandela, revelou que o homem de Estado de envergadura mudou a sua vida.

"Nasci em 1967, sob o apartheid, 27 anos mais tarde, enquanto capitão dos Springboks, tive a ocasião de se reunir com o pai da nação. A minha vida mudou totalmente", disse.

O arcebispo anglicano Desmond Tutu, cuja casa da Cidade do Cabo foi assaltada terça-feira enquanto assistia à cerimónia de homenagem para Mandela em Joanesburgo, estava ausente do concerto.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 12dez2013

12 décembre 2013 19:45:49




xhtml CSS