5ª ediçãos dos encontros fotográficos africanos em Bamako

Bamako- Mali (PANA) -- A cidade de Bamako, capital maliana, albergará de 20 de Outubro a 20 de Novembro próximos a 5ª edição dos "encontros fotográficos africanos", soube-se sexta-feira a PANA junto do Ministério maliano da Cultura.
Organizados pelo Ministro maliano da Cultura, em parceira com o Ministério francês dos Negócios estrangeiros e a Associação francesa de Acção Artística (AFAA), estes encontros desenrolar- se-ão sob o tema "Rituais sagrados, rituais profanados".
Segundo os organizadores, mais de 2500 fotógrafos serão apresentados e estes encontros serão uma ocasião de trocas, seminários, "ateliers", mesas redondas e projecções que agruparão profissionais (críticos, jornalistas, comissários de exposições) e artistas do mundo inteiro.
O programa dos encontros prevê cerca de dez exposições individuais e colectivas, que representam o trabalho de uma centena de fotógrafos, soube-se da mesma fonte.
Vários países africanos estarão no centro das atenções através das exposições nacionais, como o Egipto, Moçambique, Zimbabwe e Senegal, segundo os organizadores.
Serão realizadas uma exposição consagrada a diáspora africana em Cuba, e outras individuais que renderão homenagem aos fotógrafos desaparecidos recentemente, nomeadamente Seydou Keita (Mali), Mfon Essien (Gana) e Van Léo (Egipto).
Pela primeira vez, na secção "um outro olhar", um país não africano, a Alemanha apresentará a sua fotografia ao público da capital maliana e aos habitantes de Ségou (centro), Mpoti (centro) e Tombouctou (norte).

18 Abril 2003 11:22:00


xhtml CSS