40 chefes de Estado na Cimeira da UA em Accra

Accra- Gana (PANA) -- Quarenta chefes de Estado e de Governo são esperados para participar na Nona Cimeira Ordinária da União Africana, cujo arranque está previsto para domingo em Accra, no Gana.
O Presidente Omar El Béchir, do Sudão, no centro das atenções devido à crise prevalecente na região de Darfur, está entre os chefes de Estado que deverão estar ausentes desta importante cimeira convocada em redor do grande debate sobre o Governo da União.
De acordo com a lista dos chefes de Estado e de Governo aguardados na reunião, o Sudão será representado pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Lam Akol, tal como os países cujos Presidentes ou primeiros-ministros estarão ausentes.
Os países cujos Presidentes deverão assistir à Cimeira da UA são o Gana (país anfitrião), a Argélia, Angola, o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a República Centro Africana, as Comores, o Congo Brazzaville, a Côte d'Ivoire, Djibuti, o Egipto, a Etiópia e a Guiné Equatorial.
São igualmente esperados os chefes de Estado do Gabão, da Guiné Conakry, da Guiné-Bissau, do Quénia, da Libéria, da Líbia, de Madagáscar, do Mali, da Mauritânia, da Namíbia, do Níger, da Nigéria, do Ruanda, do Senegal, das Seichelas, da África do Sul, da Swazilância, da Tanzânia, do Togo, da Tunísia, do Uganda, do Sara Ocidental, da Zâmbia e do Zimbabwe.
Treze chefes de Estado encontram-se em Accra desde sábado à tarde.
Os primeiros Presidentes chegados a Accra são Abdelaziz Bouteflika (Argélia), Mwai Kibaki (Quénia), Ahmed Beebeejaun (Maurícias), Mamadou Tandja (Níger), Ahmad Tejan Kabbah (Serra Leoa), Jakaya Kikwete (Tanzânia), Levy Mwanawasa (Zâmbia), Ahmed Sambi (Comores), Francois Bozize (Républica Centro Africana), Omar Bongo Ondimba (Gabão), Marc Ravolomanana (Madagáscar) e Muammar Kadafi (Líbia), que entrou na cidade acompanhado duma caravana de mais de 100 veículos e duma delegação de mais de mil membros.
As sessões preparatórias desta cimeira histórica começaram a 25 de Junho, com a reunião do Comité dos Representantes Permanentes, que compreende os embaixadores dos Estados membros acreditados junto da Comissão da UA em Addis Abeba (Etiópia).
A reunião do Conselho Executivo, que agrupa os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados membros, decorreu de 28 a 29 de Junho.

01 Julho 2007 11:48:00




xhtml CSS