37ª sessão da Assembleia Parlamentar Francófona orientada para democracia

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O debate geral da 37ª sessão da Assembleia Parlamentar Francófona prevista para 5 a 8 de julho corrente em Kinshasa será orientado para a paz, a democracia, as eleições e o desenvolvimento económico, indica um comunicado do Escritório da APF, transmitido segunda-feira à PANA, na capital congolesa.

Segundo a nota, estas questões de atualidade foram escolhidas para permitir refletir sobre a nova situação política, numa altura em que importantes movimentos pró-democráticos foram criados em vários países do espaço francófono e onde muitos escrutínios estão previstos para os próximos meses.

A 37ª sessão da Assembleia Parlamentar Francófona agrupará mais de 250 parlamentares provenientes de cerca de 50 países do espaço francófono, dos quais os presidentes da Assembleia Nacional do Burkina Faso, do Benin, da República Centro Africana, do Gabão, de Marrocos, da Mauritânia, do Níger, do Quebeque, bem como o Presidente em exercício da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

A assembleia plenária da APF realiza-se de 7 a 8 de julho corrente e a cerimónia de abertura solene será marcada pelas intervenções do chefe de Estado  da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila Kabange, do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, Abdou Diouf, e do presidente da APF, Jacques Chignon.

A realização da APF em Kinshasa decorre um ano antes da organização da cimeira da Francofonia prevista para 2012 nesta mesma cidade.

-0- PANA KON/TBM/SOC/FK/DD 5julho2011

05 Julho 2011 18:01:45




xhtml CSS