Agência Panafricana de Notícias

3000 Líbios bloqueados na Tunísia por covid-19 regressam à casa

Tripoli, Líbia (PANA) - Mais de três mil cidadãos líbios bloqueados na Tunísia após o fecho dos espaços aéreo e terrestre devido à propagação da variante "Delta" do coronavírus regressaram finalmente ao país, anunciou o  coordenador da operação, Wissam al-Idrissi.

Numa nota à imprensa, al-Idrissi esclareceu que foi formada  uma comissão de emergência no aeroporto de Túnis-Cartago, com missão de repatriar os retidos, após análises laboratoriais.

Ele disse que os voos continuarão para a capital, Tripoli, e para a cidade de Benghazi (leste), para evacuar os cidadãos líbios.

O Governo líbio decidiu, no início de julho, fechar as passagens aéreas e terrestres comuns com a Tunísia por causa da propagação da variante "Delta" neste último, onde causou o colapso do sistema de saúde nacional.

A medida prendeu milhares de nacionais líbios que estavam na Tunísia para cuidados médicos, turismo ou residência, criando tensões nas fronteiras terrestres e nos aeroportos devido ao fecho dos pontos de passagem.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 22julho2021