300 filmes de 58 países são projetados em jornadas cinematográficas de Cartago, na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Trezentos filmes provenientes de 58 países árabes, africanos e do mundo serão projetados em Túnis e em 12 regiões da Tunísia na abertura das 26 jornadas cinematográficas da região tunisina de Cartago previstas para 21 a 28 de novembro, anunciou terça-feira o diretor do festival, Brahim Letaief.

"Esta edição respeita o engajamento do festival desde a sua criação, designadamente o enraizamento do ambiente árabe e africano e a abertura aos novos cinemas e às expressões artísticas novas", disse Letaief durante uma conferência de imprensa.

De acordo com a equipa técnica do festival, participarão no evento vários filmes apesar de uma grande concorrência de outras manifestações cinematográficas dotadas de orçamentos colossais, disse o responsável.

Afirmou que "é uma honra para nos realizadores escolhermos o nosso festival para projetarmos os seus filmes com vista a rivalizar com filmes de alta fatura".

O êxito da presenta edição vai fazer publicidade para a edição 2016 que marca a celebração do 50º aniversário das jornadas cinematográficas de Cartago, explicou Letaief, indicando que, alem de Túnis, projeções serão feitas em 12 outras cidades no interior do país.

As jornadas vão igualmente oferecer uma oportunidade a numerosos prisioneiros de relaxar acompanhando filmes que serão projetados em quatro prisões na presença dos seus realizadores.

Relativamente à competição oficial, 17 longas metragen. incluindo filmes projetados pela primeira vez, 12 curtas metragens e 16 documentários estão programadas.

Além dos preços oficiais, a presenta edição vai conceder um prémio em nome da primeira mulher africana realizadora, Safi Faye, criado pelo Centro das Pesquisas e Estudos, de documentação e de informação sobre a mulher com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO), indica-se.

No total, 350 convidados vindos de 50 países são aguardados nesta edição, incluindo grandes realizadores árabes e africanos.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 04nov2015

04 Novembro 2015 11:42:53


xhtml CSS