Agência Panafricana de Notícias

30 mortos em inundações resultantes de chuvas fortes em Kinshasa

Kinshasa, RD Congo (PANA) -Pelo menos 30 pessoas morreram nas inundações resultantes de chuvas torrenciais caídas no sábado último na cidade de Kinshasa, declarou domingo o ministro provincial da Saúde Pública na cidade  capital congolesa, Patricien Gongo Abakazi.

“Feridos foram evacuados em massa”, disse  Abakazi sem no entanto especificar o número exato.

A maioria das pessoas morreram afogadas ou esmagadas pelas suas próprias casas quando desabavam. segundo o responsável.

Além disto, autoridades competentes falam em “enormes danos materiais”, extensivos à província vizinha de Kongo-Central (oeste).

Após as chuvas, as águas montavam prograssivamente sábado de manhã, devastando vários bairros periféricos, prosseguiram, revelou , sob anonimato, uma habitante da comuna de Masina, no leste de Kinshasa.

“Por volta das 14 horas, constatámos de repente a subida das águas no quintal. Isto só subia cada vez mais, e, por precaução, fugimos com as crianças. Foi difícil passarmos por certos lugares”, exclamou-se.

Por sua vez, um funcionário e habitante do bairro Ndanu, na comuna de Limete (leste de Kinshasa), Christophe Bola, acrescentou que a água atingiu 1,50 metro de altura, e que “só conseguimos salvar as nossas vidas. Tudo ficou retido em casa, nas águas.”

Nesta megalópole de 17.000.000 de habitantes, as chuvas torrenciais causaram igualmente importantes perturbações nas estradas, nomeadamente na Nacional 1", principal eixo rodoviário entre o centro da cidade e o aeroporto de N'Djili, encerrada  

Em 2022, pelo menos 120 pessoas tinham perecido em circuntâncias similares na cidade capital congolesa, indica-se.

-0- PANA JA/DD 7abril2025