Agência Panafricana de Notícias

26ª sessão da Assembleia Parlamentar ACP/UE arranca na Etiópia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os trabalhos da 26ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e União Europeia (UE) arrancam segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, devendo prosseguir até quarta-feira, segundo o programa oficial transmitido à imprensa em Bruxelas.

Os parlamentares do grupo ACP e UE vão debater sobre a segurança na região dos Grandes Lagos depois da derrota da milícia congolesa do M23, posta em debandada recentemente pelas Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) no seu bastião no Kivu-Norte.

Cerca de mil e 700 combatentes do M23 fugiram para o Uganda e outros para o Rwanda, incluindo comandante rebelde, Sultana Makenga.

A situação política no arquipélago das Comores figura na segunda posição na agenda dos trabalhos da sessão da APP na capital etíope.

Os debates abrangerão igualmente as consequências sociais e ambientais do pastoralismo nos países ACP, a cooperação Sul-Sul, a cooperação triangular (Sul-Sul com a participação dum país da UE), a cooperação entre a União Africana e a União Europeia.

Consta igualmente da agenda a luta contra as mutilações genitais femininas em África. Os debates serão liderados por Joyce Laboso, parlamentar queniana, co-presidente da APP, e por Louis Michel, deputado europeu belga.

-0- PANA AK/TBM/MAR/IZ 24nov2013