2550 toneladas de material escolar para preparar reinício de aulas no Níger

Niamey, Níger  (PANA) – O ministro nigerino do Ensino Primário, Alfabetização, Promoção das Línguas Nacionais e Educação Cívica, Daouda Mamadou Marthé, orientou domingo o início, em Niamey, do transporte dos materiais escolares para as diferentes províncias do país com vista ao reinício das aulas em outubro próximo.

Este ano, duas mil 550 toneladas de artigos e materiais escolares diversos foram mobilizadas para todo o país ao custo global de quatro biliões e 126 milhões de francos CFA (mais seis milhões e 969 mil dólares americanos).

Para o governante nigerino, esta ação traduz a vontade do Governo de garantir a qualidade e a gratuidade da educação às crianças do Níger até à idade de 16 anos, uma promessa do Presidente nigeriano Mahamadou Issoufou inscrita no Programa do Renascimento.

No Níger, no setor da Educação, Formação e Pesquisa, os principais objetivos visados pelo Governo são, entre outros, tornar a escolaridade obrigatória e gratuita até à idade de 16 anos,  construir três mil salas de aula em material definitivo por ano,  recrutar anualmente dois mil e 500 professores na Função Pública.

Menos de 30 porcento das crianças em idade escolar (cinco a 14 anos) não estavam escolarizadas até em 2012, segundo o Banco Mundial (BM).

Além disso, os que vão à escola não recebem uma educação de boa qualidade e não possuem suficientes conhecimentos e as competências de que o mercado do trabalho precisa,  situação essencialmente imputada às infraestruturas inadaptadas bem como ao  nível « medíocre » duma parte dos docentes.

-0- PANA SA/JSG/IBA/FK/IZ 8ago2016

08 Agosto 2016 17:51:11


xhtml CSS