251 Malianos repatriados da Líbia chegam ao país

Bamako, Mali (PANA) - Um total de 251 Malianos repatriados voluntariamente da Líbia chegaram, quinta-feira, ao seu país a bordo dum vôo da companhia Airlines, fretado pelo Governo maliano e pela Organização Internacional para as Migrações (IOM),  soube  sexta-feira a PANA de fonte oficial.

De acordo com a mesma fonte, esses repatriados voluntários viviam em condições miseráveis na Líbia, que se tornou num inferno para a maioria dos Malianos que desejam ir à Europa.

No entanto, mais de 600 Malianos estariam ainda em detenção nas prisões líbias.

"Nós fomos para a Líbia para ter um futuro melhor. Mas sofremos todos os tipos de torturas.  Todos os que vivem na Líbia agora arriscam-se à prisão. Não conseguimos chegar à Europa através da Líbia, mas deixe-nos agradecer a Deus, pois estamos vivos e de regresso ao nosso país", declarou um dos repatriados.

Seydou Diakité falava perante personalidades  do Ministério dos Negócios Estrangeiros e representantes da OIM que vieram recebê-los.

De acordo com o chefe do gabinete do Ministério dos Malianos do Exterior e da Integração Africana, Moussa Aliou Koné, os migrantes repatriados vieram diretamente de vários centros de detenção na Líbia.

Ele indicou que a migração irregular não era a solução e pediu que todos tomassem consciência das suas potencialidades e das do país.

Em outubro último, 131 Malianos da Líbia chegaram voluntariamente ao país, lembre-se .

-0- PANA GT/DIM/IZ 10nov2017

10 Novembro 2017 15:36:52


xhtml CSS