Agência Panafricana de Notícias

25.000.000 pessoas sujeitas à fome no Sudão devido à guerra, diz PAM

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Vinte e cinco milhões de pessoas enfrentam elevadas taxas de fome e desnutrição, à medida que a crise decorrem a guerra no Sudão e suas consequentes ondas de choque na região, alertou o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Milhares de famílias continuam  deslocadas e forçadas a atravessar as fronteiras do Tchad e do Sudão do Sul todas as semanas, para a Etiópia, à medida que continuam os combates entre as forças governamentais e a poderosa milícia (rebelião) sudanesa, designada Forças de Apoio Rápido (RSF), desde abril de 2023, segundo o diretor regional do PAM, Michael Dunford.

Em declaração à imprensa, Dunford disse que a crise que afeta o Sudão, o Sudão do Sul e o Tchad criou “a maior crise de deslocamento do mundo.”

Acrescentou que a maioria das mulheres e crianças que atravessam a fronteira não têm recursos próprios.

A Etiópia alberga atualmente 18.000.000 pessoas sujeitas a uma  insegurança alimentar aguda e 3.800.000 crianças sudanesas menores de cinco anos de idade subalimentadas.

A maioria delas está encurralada em zonas de combate ativo, aonde o PAM e outras agências de ajuda humanitária têm dificuldades em acessarm de maneira regular.

-0- PANA MA/BAI/JSG/MAR/DD 20fev202