Agência Panafricana de Notícias

213 migrantes clandestinos detidos na costa no oeste de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros líbios de Zaouia (cerca de 50 quilómetros, oeste de Tripoli) detiveram, quinta-feira, 213 migrantes ilegais que estavam a bordo de dois navios, no norte de Mellita (oeste), em flagrante delito de migração clandestina a partir das costas líbias para a Europa.

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) veio ao porto de refinaria de Zaouia e forneceu os primeiros socorros aos migrantes, indicou o porta-voz do chefe de Estado-Maior da Marinha líbia, o coronel Ayoub Gacem.

"Entre os emigrantes detidos, há 25 mulheres e três crianças, que são de diferentes nacionaliades africanas, bem como 12 pessoas de nacionalidade marroquina", acrescentou o coronel Gacem, sublinhando que foram entregues à Brigrada de Luta contra a Emigração Clandestina em Zaouia.

Além disso, o diretor-geral da Segurança no Egito, Hicham Loutfi, anunciou o regresso de 340 Egípcios da Líbio através do posto fronteiriço terrestre comum de Selloum, durante as últimas 24 horas.

Numa declaração feita à imprensa quinta-feira, Loutfi indicou que os Egípicos regressados da Líbia totalizam 315 pessoas chegadas legalmente e 25 pessoas chegadas de maneira ilegal.

Ele deu conta da conclusão dos procedimentos de viagem de 737 pessoas do lado líbio, incluindo 320 Egípcios e 417 Líbios.

-0- PANA BY/BEH/IBA/MAR/IZ 04dez2015