Agência Panafricana de Notícias

2020 um ano devastador para saúde mundial, diz OMS

Genebra, Suíça (PANA) - O ano 2020 foi devastador para a saúde mundial, particularmente com a emergência da pandemia do coronavírus (covid-19), declarou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Um vírus, anteriormente desconhecido, o novo coronavirus circulou pelo Mundo, expondo as insuficiências dos sistemas de saúde", sublinha a OMS.

Atualmente, prossegue, os serviços de saúde em todas as regiões estão a esforçar-se para lutar contra a covid-19 e prestar às populações cuidados vitais"..

A OMS considera, por outro lado, que a pandemia ameaça inverter os ganhos duramente conquistados na saúde mundial ao longo das últimas duas décadas, no combate às doenças infeciosas, por exemplo, e na melhoria da saúde materna e infantil.

A organização o usina prevê, por isso, que, em 2021, os países de todo o Mundo terão de continuar a lutar contra a covid-19, estando ao mesmo tempo conscientes de que estão a ser desenvolvidos instrumentos eficazes.

"Terão de agir rapidamente para reparar e reforçar os seus sistemas de saúde a fim de fornecer estes instrumentos, e para enfrentar os principais problemas societais e ambientais que causam a alguns setores da população muito mais sofrimento do que outros", acrescentou a OMS.

A organização diz que se manterá ao lado dos seus parceiros e trabalhará para ajudar os países a reforçar a sua preparação ás pandemias e outras emergências.

Recordou a importância de reunir os países e envolver todos os Governos, e não apenas o setor da saúde.

"E vamos ajudá-los a construir sistemas de saúde fortes e populações saudáveis ", prometeu.

-0- PANA RA/BAI/JSG/SOC/DIM/IZ 26dez20