Agência Panafricana de Notícias

2000 soldados de 33 países participam em manobras no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Cerca de dois mil militares vindos de 33 países de África, Europa e América iniciaram segunda-feira, em Komboinssin, arredores de Ouagadougou, manobras visando reforçar as suas capacidades operacionais na luta contra o terrorismo no Sahel.

Estas manobras, que decorrem no quadro do exercício "Flintlock", vão durar até 1 de março e tem por objetivo permitir aos militares "partilhar as suas experiências, adquirir e aperfeiçoar as habilidades táticas e técnicas no quadro do antiterrorismo", segundo o Exército burkinabe.

O exercício Flintlock 2019 decorre enquanto a situação de segurança no espaço sahelo-sariano é marcada por uma recorrência das atividades dos grupos armados terroristas, no centro do Mali, no Níger e no Burkina Faso.

"Isto constitui um assunto de preocupação maior para os nossos Estados e lembra a fragilidade dos nossos espaços respetivos face ao flagelo da insegurança que constituem a ameaça terrorista, a criminalidade organizada e os tráficos de armas e de drogas", declarou o ministro burkinabe da Defesa, Chérif Sy.

Sy sublinhou que "é imperioso mobilizar as nossas perícias para iniciar ações urgentes e aproveitar a oportunidade para construir uma visão coletiva face a resposta a levar".

-0- PANA TND/IS/MAR/IZ 18 fev2019