200 milhões de FCFA para controlar vulcão Monte Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O ministério camaronês da Investigação científica e técnica anunciou neste fim-de-semana a instalação, a partir de Março próximo, de uma dezena de estações de controlo à volta do Monte Camarôes com a ajuda da cooperação francesa.
Avaliada em 200 milhões de FCFA (318.
979 Dólares), esta rede vai particularmente permitir "o acompanhamento diário e em tempo real dos movimentos sísmicos, magnéticos e vulcânicos do Monte Camarôes", que tem 4.
500 metros de altura, explicou o secretário geral do ministério, Justin Djomatchoua.
Os dados recolhidos graças à rede permitirão garantir melhor a segurança das populações e dos seus bens em caso de erupção do vulcão, sublinhou o director do Observatório do Monte Camarões, Ateba Bekoua.
As estações de controlo que haviam sido instaladas à volta deste Monte foram destruídas por populações furiosas, depois das erupções vulcânicas ocorridas em 1982 e em 1999.
Só a estação de Ekona escapou à represália popular.
Desta feita, o governo tomou as disposições para que as forças de segurança controlem de maneira permanente os aparelhos, segundo o director do Instituto de investigação geológica, Joseph Victor Hell.

20 Janeiro 2003 12:13:00


xhtml CSS