2,6 milhões de euros mobilizados a favor da RCA na conferência internacional de Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A conferência internacional sobre a República Centroafricana (RCA), organizada quinta-feira, em Bruxelas, permitiu angariar dois biliões e 60 milhões de euros para apoiar os esforços deste país para a paz, a segurança e a reconciliação.

Desta soma, a União Europeia (UE) desembolsará 409 milhões de euros para o período de 2016 a 2020, enquanto os Estados-membros concederão 298 milhões de euros e os outros parceiros que participaram no encontro, incluindo o Banco Mundial (BM), se comprometeram a dar no total dois biliões e 60 milhões de dólares americanos.

Segundo um documento oficial transmitido à imprensa no termo dos trabalhos, participaram na conferência delegações de mais de 80 países, organizações e agências internacionais.

Na ocasião, o Presidente centroafricano, Faustin Archange Touadéra, que copresidiu à reunião com a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança (PESC), Federica Mogherini, apresentou o Plano de Ações Global do seu Governo para o reforço e a consolidação da paz no país.

Do seu lado, a alta representante da UE sublinhou que a organização europeia quer apoiar a RCA a ultrapassar a longa crise e a  recuperar a via do crescimento sustentável  e reconciliação nacional.

-0- PANA AK/JSG/FK(IZ 18nov2016

18 Novembro 2016 15:15:45




xhtml CSS