Agência Panafricana de Notícias

1.930 migrantes intercetados no mar Mediterrâneo

Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 1.930 refugiados e migrantes foram resgatados, no Mediterrâneo, e trazidos de volta à Líbia pela guarda costeira líbia, entre início de janeiro e 10 de fevereiro deste ano, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Numa declaração emitida no sábado, o ACNUR diz que houve um aumento acentuado, desde o início de fevereiro, no número de desembarques, quando mais de 1.400 pessoas chegaram a Tripoli, acrescentando que "este grande número pode ser atribuído ao calor incomum e ao clima calmo invulgares, na Líbia".

 O ACNUR assinalou que as viagens de reinstalação continuarão a ser implementadas, apesar dos desafios colocados pelo coronavírus, observando que, a 10 de fevereiro, os seus serviços reinstalaram 21 refugiados no Canadá.

Na semana passada, o Gabinete de registo do ACNUR, em Tripoli, recebeu 413 pessoas, num total de 172 refugiados e requerentes de asilo, dos quais 89 da Síria, 64 do Sudão, 12 da Palestina, quatro da Eritreia e três da Somália.

-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 14fev2021