190 migrantes clandestinos salvos ao largo das costas líbias

Trípoli, Líbia (PANA) - Mais de 190 migrantes clandestinos acabam de ser salvos ao largo das costas líbias pela Marinha Líbia quando rumavam para a Europa, soube a PANA de fonte segura em Tripoli.

Foram precisas, domingo último, duas operações para o seu salvamento. A primeira permitiu socorrer 115 migrantes ilegais ao norte de Mellitah (oeste), incluindo mulheres e crianças. A mesma permitiu ainda resgatar cinco corpos de migrantes afogados, noticiou a fonte da Marinha líbia.

Na segunda operação, ocorrida ao norte de Zaouia, igualmente a oeste, a Marinha recuperou 76 migrantes provenientes de países africanos e árabes.

No seu comunicado, a Marinha precisou que dos cinco corpos sem vida recuperados, dois são mulheres, e que os mesmos estavam a bordo dum barco  pneumático à deriva ao largo de Mellitah.

Os migrantes estavam em apuros por causa de ondas gigantes que fizeram naufragar o barco. A violência das ondas foi tal que um pano desta embarcação rompeu-se, permitindo assim a invasão de águas e o afogamento de alguns migrantes ilegais no Mar Mediterrâneo.

De acordo com o comunicado, os migrantes foram levados a um embarcadoiro da Base Naval de Tripoli e, depois de assistidos, foram entregues ao Centro de Controlo de Migração Ilegal Tarik al-Seka, na cidade capital líbia.

A problemática da migração ilegal agravou-se desde 2011 na Líbia, com contrabandistas a aproveitarem o caos prevalecente no país para encaminhar dezenas de milhares de migrantes anualmente para a Europa.

No total, 835 migrantes ilegais foram salvos nas costas líbias este ano enquanto os serviços de luta contra o fenómeno repatriaram 654 outros.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 20junho2018

20 Junho 2018 13:39:48


xhtml CSS