19 pessoas morrem em acidente de comboio no norte do Egito

Túnis, Tunísia (PANA) - Pelo menos 19 pessoas morreram e 38 outras ficaram feridas numa colisão ferroviária em Al-Bahaira, no norte do Egito, anunciaram, quarta-feira, fontes de seguranças egípcias.

De acordo com uma fonte da direção de socorros de Al-Baharia, a colisão ocorreu devido ao desprendimento de dois vagões dum comboio de viajantes que embateram contra um outro comboio de mercadorias a nível da localidade de Kom Hamada.

Trinta ambulâncias foram imediatamente enviadas aos locais do acidente e os feridos foram transportados para hospitais, indicou, por seu turno, o porta-voz do Ministério egípcio da Saúde, Khaled Megahed.

Este incidente acontece alguns meses depois de um outro ocorrido entre dois comboios perto da cidade de Alexandria, no norte, e que fez 49 mortos e mais de mil feridos em agosto de 2017.

Os acidentes ferroviários multiplicaram-se nos últimos anos no Egito num ritmo nunca visto no país desde a inauguração da via férrea egípcia em 1856, segundo um relatório divulgado pela autoridade dos caminhos de ferro em setembro de 2016.

Do documento consta o número de acidentes neste setor que atingiu, entre 2011 e 2015, mais de 43 mil e 700 acidentes, alguns ligeiros e outros catastróficos, por se cifrarem em centenas de mortos e de feridos.

O acidente ocorrido em fevereiro de 2002 na região de Ayout (cerca de 70 quilómetros a sul da cidade do Cairo) foi o mais mortífero, com um balanço de pelo menos 350 mortos por um comboio em chama numa distância de nove quilómetros.

Os passageiros viram-se obrigados a saltar pelas janelas mas o balanço exato deste sinistro nunca foi divulgado embora algumas fontes tenham falado em mais de mil mortos.

-0- PANA YY/IN/BEH/IBA/MAR/DD 1março2018

01 Março 2018 10:34:50


xhtml CSS