18 países devem quotas à UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A lista dos países sob sanção da União Africana (UA) por falta de pagamento das sua quotas aumentou, passando de 12 em Julho de 2006 para 18 em Janeiro de 2007, soube a PANA terça-feira de fonte do Sub-comité das Contribuições da organização panafricana .
A fonte, que não revelou os montantes devidos, adiantou que os países em causa devem as suas contribuições do exercício de 2007, perdendo assim os seus direitos de voto.
No total, 12 dos 18 países sancionados já estavam na lista em 2006, nomeadamente Cabo Verde, a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo, a Eritreia , a Guiné Conakry, a Guiné-Bissau, a Libéria, a Mauritânia, São Tome e Príncipe, as Seicheles e a Somália.
Entre os novos devedores, destacam-se a Côte d'Ivoire, que escapou a uma sanção em 2006 pagando a sua quota antes da cimeira de Banjul (Gâmbia), e o Gabão.
Esta situação teve repercussões na adopção do orçamento de 2007, em discussão terça-feira a nível do Comité dos Representantes Permanentes (COREP).
Alguns países como o Egipto e a Argélia emitiram reservas sobre o orçamento, opondo-se ao aumento das suas contribuições que representam, respectivamente, 12 e nove por cento do orçamento da União Africana.

24 Janeiro 2007 10:42:00




xhtml CSS